Pesquisar este blog

"A Biologia e a Geografia são as essências da beleza existentes nesse imenso universo."
Mariana Gueiros

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Cuidado quando criticar o Abacate.


Originado do Abacateiro, uma árvore de grande porte, o abacate também conhecido como abacado, loiro-abacate e louro-abacate é pertencente da família Lauraceae e é da espécie é Persea american o nome nahuatl (asteca) do fruto é ahuacatl (o qual significa testículo - analogia com a sua forma), que originou, em espanhol, a palavra aguacate. O Fruto portador de um fitosterol, chamado b-sitosterol, regulador do metabolismo humano é responsável pela prevenção de algumas doenças como a hiperplasia prostática e por estabilizar os níveis de colesteróis (HDL e LDL) no ser humano.

O abacate é um tipo de fruto baga (que, para alguns autores, apresenta apenas uma semente), carnoso, apresenta folhas do tipo glabras (sem pêlos), coriácea (a textura da folha assemelha a couro), lanceoladas (folha em forma de lança). Além destes caracteres é portador do beta-sitosterol um tipo de fitosterol (“um tipo de colesterol da planta”) abundante em plantas com grãos, cereais e frutos, responsável por vários benefícios humanos, desmistificando os ditos sobre a ingestão do abacate. Inclusive tem mais de 30% de gorduras (extraída comercialmente da semente, como do mesocarpo do fruto e de aplicação cosmética), riquíssimo em açúcares e vitaminas e possui um dos mais elevados teores de proteínas dentre as frutas.

O beta-sitosterol possui uma cadeia semelhante a do colesterol, porém diverge deste por apresentar um grupo etila extra. No metabolismo humano ele compete com o colesterol de forma a reduzir a concentração dele no organismo do ser, evitando oxidação do LDL (Low Density Lipoproteins) popularmente como “mau colesterol” reduzindo assim os riscos de aterosclerose. Já no fígado o b-sitosterol é o regulador dos níveis de HLD/LDL no sangue fazendo com que o colesterol ruim seja agrupado em moléculas facilitando assim a sua saída pelo sistema urinário e diminuindo os riscos de problemas cardiovasculares. No caso da Hiperplasia prostática o b-sitosterol reduz a dilatação da próstata, prevenindo e evitando o câncer de próstata. O seguinte fitosterol atua na próstata através de uma ação especifica no fígado inibindo a enzima a- reductase que age reduzindo a testosterona à dihidrotestosterona (DHT). Também surte efeito na mulher diminuindo os efeitos da ginecomastia (aumento das glândulas mamaria e pode ocorrer nos homens), retenção de líquidos e aumento de peso, especialmente nas fases da TPM.

Em suma, o abacate apesar de ser considerado um fruto gorduroso para a população em massa ele apresenta de certo modo uma gordura saudável por isso, antes de alegar que o abacate é gorduroso deve-se antes obter informações convincentes de sua propriedade para assim evitar falsas alegações sobre esse fruto portador de tantas vantagens alimentares e consumi-lo de forma regularmente, porém não diariamente, pois isso é desnecessário.





Nenhum comentário:

Postar um comentário